A prévia deve fortalecer o PT

terça-feira, 13 de abril de 2010

Companheiros e Companheiras, quando o PT adotou em seu Estatuto o mecanismo de prévia, foi exatamente para preservar o caráter democrático do partido. Ou seja, no PT quando há mais de um candidato, quem escolhe é o filiado. Aí reside uma diferença importante do PT e uma contribuição nossa à democracia brasileira.
Por isso mesmo, a prévia precisa ter regras claras, que todos cumpram e dêem o exemplo para a sociedade brasileira. Um mau exemplo do PT pode significar perda de credibilidade do nosso partido perante a sociedade. E degeneração do nosso projeto.
A inscrição de dois pré-candidatos - O ex-Ministro Patrus Ananias e o Ex-prefeito Fernando Pimentel - podem engrandecer e fortalecer o PT para a disputa de outubro, se o processo for bem conduzido por ambas as partes e bem coordenado pela direção do partido. Isso é possível e necessário. Temos maturidade para isso. É preciso apenas compromisso com as regras e os procedimentos.
Por exemplo, por quê não abolimos definitivamente o transporte de filiados, a busca frenética no dia da eleição? Isso não pode nem na eleição do país! O PT pode realizar uma prévia respeitando o direito do filiado ir espontaneamente dar o seu voto. Mas ninguém, ninguém mesmo pode burlar a regra!
Outro exemplo, é proibido passar lista colhendo assinatura e voto. Todos devem cumprir e o filiado deve fiscalizar isso no seu município e denunciar se ocorrer imediatamente, com prova. Se cada filiado for um fiscal, os "espertos" perdem espaço.
Outra questão que nos ronda e é possível conter, é o abuso do poder econômico. Dentro do PT, é inadmissível compra de voto, adesão por benefícios pessoais, ou não é?
Sendo assim, vamos superar as dificuldades que tivemos no PED e realizar um processo limpo e transparente. Quem ganhar a prévia, neste ambiente democrático, vai unir todo o Partido e toda a militância. Tenho certeza disso.
Nós, que apoiamos a pré-candidatura de Patrus, estamos dispostos a isso. Queremos que o PT inteiro caminhe junto, de mãos dadas, debatendo com a população a necessidade de fazer Minas avançar, sintonizar-se com o Brasil. Vamos dar nossa contribuição para a eleição da companheira Dilma e continuar mudando o Brasil . Vamos eleger o governador do estado pela primeira vez. Lula está mudando o Brasil e nós vamos mudar Minas Gerais!
Façamos todos esta reflexão. Vamos valorizar o que temos de melhor: Participação e Militância.
Todos o todas estão convidados a participar ativamente, pois a prévia já é dia 2 de maio. Temos que fazer tudo que envolve esta preparação em poucos dias. Muito diálogo, muita disposição e muito respeito a todos que pensam diferente. E respeito às regras.

0 comentários: