Adeus, periferia

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Para o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, nomeado para a Secretaria de Assuntos Estratégicos, o Brasil tornou-se mais relevante

Cynara  Menezes

Pouco conhecido e muito falado, o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães deixou a Secretaria de Relações Exteriores do Itamaraty para ocupar, há duas semanas, a- Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Trata-se do homem acusado de tentar doutrinar diplomatas e de ser o representante do anti-imperialismo mais retrógrado nas relações internacionais do governo Lula.


O tempo lhe deu razão ao defender a política Sul-Sul, de favorecimento das relações com a África e os vizinhos sul-americanos. Em entrevista exclusiva à Carta Capital, o embaixador, que aos 70 anos estava às vésperas de se aposentar do serviço público, assume seu nacionalismo e as restrições à globalização, e acusa os governos anteriores de terem se alinhado "em excesso" aos EUA.


Chamado de "guru de Hugo Chávez" pelo próprio Lula, Guimarães recebeu do presidente a incumbência de planejar estratégias para 2022, quando se completam 200 anos de independência. Muito embora, para o autor de Quinhentos Anos de Periferia (Contraponto Editora), o futuro do "país do futuro" já tenha chegado. "Ainda há muito a ser feito, mas o Brasil está deixando a periferia, sem dúvida."

0 comentários: