Sucessão em minas

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Escrevi um artigo neste blog, analisando os novos cenários a partir da entrada do vice-Presidente José Alencar no xadrez eleitoral deste ano. Um comentarista anônimo (aqui não publico comentário de anônimo) questionou possível apoio do PT ao Ministro Hélio Costa. Apenas fiz uma análise de cenários. Evidente que a partir da decisão nacional do PT de conciliar os palanques estaduais para fortalecer a candidatura da Ministra Dilma (PT), essa hipótese está colocada.
Minha opinião pessoal é de que o melhor palanque para Minas e para, efetivamente, ajudar na eleição de Dilma é o da candidatura do Ministro Patrus Ananias ao governo. Patrus representará a novidade da eleição, extremamente vinculado ao governo Lula e aos programas sociais, poderá mobilizar Minas, fortalecer a esperança, colocar em campo os movimentos sociais, a juventude, a esquerda e a intelectualidade mineiras. Patrus é aquela alternativa boa, que trará novos temas ao debate eleitoral, aquela reserva ética, com responsabilidade, experiência administrativa e compromisso social. Só que para se viabilizar, o PT precisa definir quem é seu candidato, e, tendo dois nomes, deverá haver prévias. Aí serão os filiados do PT quem decidirão.
A outra questão colocada é das alianças e aí, para sustentar a continuidade do projeto nacional, essas forças sociais e políticas, precisam ter fôlego e timing para formar o melhor time, o que elege Dilma e derrote os tucanos em Minas.
Gleber Naime

0 comentários: