A Duplicação da 381 é obra do PAC

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Marcelo, do SEVOR, comentou post deste blog sobre agenda em Brasília acerca da 381.
Obrigado.
Concordo com ele: A tragédia da 381 não pode ser politizada.
Quando eu era vereador, o ex-governador Azeredo visitou a região, anunciou a duplicação, distribui até folder com o traçado. Não havia nem projeto!
O que digo é o seguinte:
1. O pré-projeto está pronto e pago de todo o trecho BH a Valadares.
2. As licenças ambientais estão aprovadas.
3. O trecho Norte da 381 está incluído no PAC, escrito e distribuído no Caderno PAC Minas pelo governo, junto às demais obras.
4. Dos mais de 2bi em que vai ficar esta obra, mais de 300mi já constam para seu início, pelo que foi anunciado em audiência pelo Ministro
5. O Ministro dos Transportes está fechando agora no DNIT a licitação dos últimos trechos do Projeto de Engenharia.
6. Há muita gente do governo sensibilizada para os problemas advindos do modelo seco de concessões para um trecho de tamanha sinuosidade e custo.
7. Como foram feitas melhorias, a pista ganhou mais volume e velocidade, o que tem aumentado o número de acidentes, a maioria fatais. Por isso o Movimento Duplicação Já solicitou ao Ministro de imediato: mais policiamento, fiscalização de cargas (horário, peso), barreiras eletrônicas (as que já existem e estão desligadas): Ele respondeu que vai agir de imediato nestas questões.
*Obras podem ser realizadas a qualquer tempo. Se não houvesse essa mudança de modelo para a duplicação, a obra já estaria começando até o final do ano. Agora, infelizmente não tem mais tempo. Pelo que entendo e acredito, terminadas as licitações e os projetos executivos, elas podem se iniciar até o meio do próximo ano.
De qqer forma, a mobilização da sociedade e das lideranças de todos os níveis é fundamental para garantir que tudo realmente aconteça de acordo com o interesse público.

0 comentários: