Agenda positiva em Brasília sobre a 381

quarta-feira, 20 de maio de 2009

As duas reuniões ocorridas ontem em Brasília, com o presidente em exercício José Alencar e com o Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento foram muito promissoras. Presentes lideranças majoritariamente do Médio Piracicaba, Caeté e Nova União. Participou também o Ministro Hélio Costa na agenda com o Ministro do transporte. Ficou claro:
1. O governo Lula vai fazer a obra de duplicação
2. A obra está no PAC
3. O dinheiro está reservado para primeira etapa
4. Melhorias serão feitas de imediato - sinalização, barreiras eletrônicas
5. Será negociado um modelo híbrido - concessão e DNIT

Manter a mobilização é fundamental. Sinto que todos estão empenhados na solução mais adequada - a que for mais rápida e melhor para atender a demanda das regiões cortadas pela BR.

2 comentários:

Juninho da Cemig disse...

Prezado Gléber, sua participação nesta luta é algo que poderá render muito mais frutos do que encontros com ministros, etc, etc, etc... Você conhece a realidade desta Br e tem muito mais capacidade de sensibilizar nosso Presidente. É isto que falta, porque só prestígio político não será o suficiente, pois, se fosse, com Alexandre Silveira que esteve inclusive à frente do DNIT este assunto já teria sido resolvido. Vamos lá companheiro, eu creio nos seus ideais e em sua capacidade de articulação e principalmente de sensibilização! Muitas famílias já te agradecem desde então!!! Juninho da Cemig

Unknown disse...

Gleber,
nós moradores às margens da BR 381 - trecho BH a GV - gostaríamos de algumas respostas do que "ficou claro", pois, para nós está bem claro que 2010 é ANO ELEITORAL e não será ano eleitoreiro. Vamos levantar uma campanha contra qualquer político que fizer da desgraça alheia por causa da BR 381 seu palanque político, inclusive o atual presidente e sua possível sucessora, a Dilma.
Irei postar em outros blogs, de toda a região da BR 381, este comentário com seu post, por isto, peço-lhe fineza a publicação dele, na íntegra, em seu blog, pois, considero você uma pessoa íntegra, e já votei em você.
Pergunto-lhe:
1) Você disse que "O governo Lula vai fazer a obra de duplicação". Quando irá iniciar as obras? O governo lula termina no dia 31 de dezembro de 2010. No ano 2010, ano eleitoral, obras não são permitidas, então...
2) Você disse que "A obra está no PAC". Então subentende que é a proposta do DNIT, e não como a Dilma quer, a da ANTT, com a cobrança de pedágio antes do início das obras. Também está subentendido que é a obra completa, toda.
3) Você disse que "O dinheiro está reservado para primeira etapa". Mas, espera aí. No item anterior você disse que a obra está no PAC?!
Então, vamos lá. O que é primeira etapa, segunda etapa, etc.
4) Você disse que "Melhorias serão feitas de imediato - sinalização, barreiras eletrônicas". Você, como antigo morador e ex-vereador de Monlevade, aliás, MINHA terra Natal, você utilizou desta rodovia assassina, e deve ter presenciado inúmeras carnificinas provocadas por ela. Sim, por ela. Traçado antigo e arcaico, que leva qualquer motorista à um índice de estresse quase insuportável, basta uma pesquisa para saber o índice de dor de cabeça e musculares ao trafegar no referido trecho. Utilizando das palavras do ex-Presidente Collor, tínhamos "carroças", hoje temos veículos com tecnologia de ponta, para serem utilizados em uma rodovia totalmente ULTRAPASSADA, ARCAICA MESMO. Então, a imprudência de um motorista estressado é revelada em um acidente, mas o governo sempre tenta jogar a culpa no motorista. Vamos enumerar e/ou pesquisar todas as verdadeiras causas, de maneira dinâmica e intrínseca. Colocar radares somente me faz pensar que é o início do financiamento da duplicação. Não resolve o problema. Quantos radares neste trecho? Quantos PRF para operá-los, diuturnamente? Então, a fiscalização de veículos ficará prejudicada, pois, de certa forma haverá um desvio de função para se cobrir tempo e espaço.
5) Você disse que "Será negociado um modelo híbrido - concessão e DNIT". Nisto eu já acredito, já que os radares começarão a financiar a duplicação, ou pelo menos a "primeira etapa" (?).
Desculpa se por algum motivo fui irônico, mas, somente isto, recebemos desde há muito.
Continuarei visitando, diariamente, seu blog (muito bom), mas estarei sempre cobrando para o social.
Obs.: Sou um dos criadores e fundadores do SEVOR - Serviço Voluntário de Resgate - e se você e demais políticos quiserem conhecer o porquê da criação do SEVOR, posso postar a verdadeira história.
Abraços.
Marcelo