Brasil bate recorde na geração de empregos

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O Ministério do Trabalho divulgou hoje os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

De acordo com os dados divulgados, foram criados mais de 246 mil novos postos de trabalhos no mês de novembro. Este número representa um recorde histórico para o período.

Os novos empregos gerados correspondem ao dobro do recorde registrado em novembro de 2007, quando já tinham sido criados mais de 124 mil novas oportunidades.

Com geração destes novos postos de trabalho, o governo do presidente Lula acumula de janeiro a novembro mais de 1,4 milhão de novos empregos.

Na rota da geração de empregos, 5 grandes setores de atividade econômica apresentaram resultados recordes.

Os setores recordistas foram o de Comércio com mais de 116 mil novos empregos, seguido pelos setores de Serviços, Indústria de Transformação, Construção Civil e Extrativa Mineral.

Ainda, 25 estados da união apresentaram crescimento no nível de emprego, sendo que 17 deste estados também apresentaram índices recordes.

Na análise regional, o Sudeste apresenta a maior geração de empregos, seguido pelas regiões Sul, Nordeste e Norte que também registraram desempenhos recordes.

Somente a região Centro-Oeste registrou recuo nos postos de trabalho, por motivos sazonais negativos relacionados ao agronegócio. A produção agrícola está sendo gravemente afetado pelas bruscas mudanças no clima.

Além dos números recordes o que chama atenção, nos dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, é que historicamente no mês de novembro verificam-se reduções no ritmo de crescimento. Esta mudança de comportamento do mercado de trabalho brasileiro mostra que a economia do país está experimentando uma estabilidade inédita na geração de empregos.

 

0 comentários: