Marchinha Dilma - O cara e a Coroa

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ouça a marchinha:

Jingle de lançamento da pré-candidatura Dilma no PT

Ouça o jingle:

Clima Dilma no 4º Congresso do PT

Veja clip da MOBILIZAÇAOBR: www.youtube.com/mobilizacaobr#p/u/6/JCC07uuU9vk

Ficou lindo.
Gleber

4° Congresso do PT é sucesso total

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Confiram a cobertura da TVPT do Congresso www.pt.org.br e vejam como foi emocionante. Assistam aos pronunciamentos e comprovem. As Diretrizes do Programa de Governo apontam para o aprofundamento das mudanças iniciadas por Lula, o fortalecimento das políticas públicas e da cidadania, o papel do Estado como indutor e planejador do Desenvolvimento Nacional, o combate às desigualdades sociais e regionais existentes ainda em nosso país e o respeito e cooperação com os movimentos sociais e os servidores públicos. O pronunciamento da Ministra Dilma comprova. Assistam.
Inauguramos a transmissão Ao Vivo da TVPT com muito orgulho. Foram mais de 30.000 máquinas ligadas assistindo ao Vivo o nosso 4° Congresso.
Este é um dos legados que deixo ao PT da minha gestão na Comunicação. Hoje temos Rádio e TV e estamos nas Redes Sociais, melhorando nossa comunicação interna, com os simpatizantes e com a sociedade brasileira e mundial via internet.
Parabéns ao PT pelos 30 anos de conquistas democráticas junto ao povo brasileiro. Se valeu o que foi feito, mais vale o que será!
Obrigado a todos que me acompanharam neste trabalho na Executiva Nacional do PT.
A democracia petista é forte, com todas as suas contradições. Ninguém com mais de três mandatos pode permanecer em cargos de direção. Assim a fila anda, renova quadros e obstrui a burocracia e as acomodações. Viva o PT. Gleber Naime

4º Congresso do PT aprovará Diretrizes do Programa de Governo para 2010

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

O fato mais importante no 4º Congresso do PT, além de indicar formalmente a Ministra Dilma como sua pré-candidata à Presidência da República, será a aprovação do documento preparado pela Executiva Nacional e coordenado pelo Prof. Marco Aurélio Garcia. Trata-se de uma densa Resolução sobre as Diretrizes do Programa de Governo para as eleições deste ano. Depois de aprovada, servirá de base para o diálogo com os demais Partidos da Aliança e com os Movimentos Sociais. No essencial, o documento dialoga com os avanços obtidos nos dois governos do Presidente Lula e aponta os novos desafios desse novo Brasil que nasceu e vem crescendo desde as eleições de 2002. A palavra de ordem é Crescimento sustentável com distribuição de renda, mais educação, mais ciência e tecnologia, olhar especial à Juventude e promoção da cidadania. Para o Brasil continuar a mudança, dá-lhe Dilma!

Gleber Naime

Pêsames pelo falecimento do Sr. Cesário Dulci

Registro os sentimentos pelo passamento do Sr. Cesário Dulci, pai do Ministro Luiz Dulci. Sr. Cesário tinha 93 anos e tive a oportunidade de estar com ele durante as eleições internas do PT, em agosto. Sr. Cesário era bom de papo, bem informado e de convicções fortes.

Ricardo Berzoini, o presidente militante do PT

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O presidente nacional do PT, deputado federal Ricardo Berzoini chega ao final de dois mandatos à frente do PT. Acompanhei como membro da Executiva Nacional seus dois mandatos e um breve período como Secretário Geral, na rasteira da crise que abateu o nosso partido em 2005.
Conheci e aprendi a respeitar esta liderança. Firme na direção, mas companheiro na construção coletiva, Berzoini ajudou a qualificar a relação interna no PT, a elevar a grau de unidade política e sobretudo, soube como presidente representar e defender dignamente nossa instituição tão plural.
Com Berzoini a relação do PT com o governo Lula foi superior, pois valorizando as instâncias partidárias, soube estabelecer o diálogo necessário com nosso governo.
Jamais misturou os interesses de seu mandato com a presidência do partido.
Sob sua gestão o PT se fortaleceu e venceu desafios: realizamos 2 Congressos Nacionais, o Congresso da Juventude, a Conferência de Comunicação, aprovamos o Código de Ética e criamos a escola Nacional de Formação. Não é pouca coisa!
Berzoini passa a direção ao companheiro Dutra com um PT mais orgânico e mais forte.
Parabéns Berzoini e muito obrigado por tudo.
A militância do PT se orgulha da sua trajetória e responderá sempre à sua convocação!
Gleber Naime
Secretário Nacional de Comunicação do PT

PT, 30 ANOS MILITANTE PELO BRASIL

O PT completa hoje 30 anos. No dia 10 de fevereiro de 1980, gente das mais diferentes origens reuniu-se no colégio Sion, em São Paulo, para tomar a decisão que mudou a história política do Brasil. O PT na origem era um pequeno partido, com uma imensa vontade de crescer. O PT de hoje governa o Brasil, cinco Estados e mais de 500 prefeituras. Homenageamos todos os que tiveram a coragem de tomar essa decisão. Especialmente os que pagaram com a vida a determinação de lutar.
Três décadas construindo a democracia no Brasil, trajetória construída paulatinamente e marcada por luta pelos direitos sociais, defesa dos interesses nacionais, do desenvolvimento nacional e da integração latino-americana. No 30º aniversário, celebramos um partido democrático, popular e socialista que soube unir setores diferentes da esquerda democrática num projeto transformador da sociedade brasileira.
A ousadia de fundar um Partido dos Trabalhadores ocorreu num momento em que o sistema político bipartidário da ditadura estava esgotado, quando as lutas sociais, clamando por mudanças, exigiam novas opções partidárias. Sofremos críticas sobre supostas divisões no campo democrático, mas o tempo encarregou-se de confirmar a importância histórica do projeto do PT. Um partido que nasceu com um projeto de uma nova democracia política, oriundo das lutas sindicais e populares para construir um país justo e democrático, defensor de nossa soberania, de nossas riquezas e do interesse público.
A militância superou os desafios da montagem da estrutura do partido, enfrentando a legislação draconiana do governo militar. O partido cresceu de maneira orgânica e amadureceu até chegar à compreensão plena da importância estratégica das alianças, decisivas para quem quer realizar um projeto transformador.
Em sua trajetória histórica, como ente coletivo, o PT refletiu e mudou, mas nunca mudou de lado, como mostram as conquistas do governo Lula. Temos hoje 1 milhão e 300 mil filiados que acreditam no projeto e militam para que ele prossiga.
Um traço dessa história militante do PT é a capacidade de apontar para o partido e para a sociedade objetivos ousados, porém plausíveis. O crescimento do PT resultou de sua capacidade de construir suas teses a partir das lutas reais do povo. Como na Constituinte de 1987, uma pequena bancada de 16 deputados e nenhum senador se agigantou apoiada na mobilização popular.
Ao longo de sua trajetória, o PT soube usar essa característica para, com seus militantes, mobilizar e conquistar. Empunhamos bandeiras históricas, como a da luta pela terra, pela saúde, pela educação, pelo emprego, pelos direitos humanos, pela integração continental, pela defesa das minorias e contra a discriminação. Assim, superamos o dilema de ser partido de massas ou de quadros e nos fortalecemos como canal de representação e de participação de milhões de brasileiros.
Trinta anos de ampliação dos espaços de cidadania, rompendo com modelos populistas e com as fórmulas prontas -algumas importadas- para os problemas nacionais. Reinventamos o funcionamento do partido com as cotas de mulheres nas direções, os setoriais temáticos e as eleições diretas partidárias, o PED. O PT sempre valorizou o conceito de militância, grande insumo de nossa renovação.
Dessa forma avançamos, chegamos às prefeituras e aos governos estaduais, ampliamos as bancadas parlamentares e as bases sociais, até a vitória histórica de Lula em 2002. As grandes bandeiras de nossa luta foram materializadas no governo Lula, que colocou o Brasil no rumo da redução acelerada das desigualdades sociais e regionais, ampliando a renda interna, gerando um mercado de massas, criando empregos e políticas públicas transformadoras, arquivando a teoria do Estado mínimo, que tantos males causou ao Brasil.
O governo do PT mudou a imagem do país, levando-o a um novo patamar no cenário mundial. Lula é referência internacional.
Nossos militantes, com os partidos aliados, preparam-se agora para construir um programa que garanta as mudanças implementadas pelo governo Lula, aprovadas por mais de 80% da população, e apresente novas metas ao povo brasileiro. Desejamos consolidar o projeto democrático popular colocado em prática pelo governo Lula, mas aprofundando e acelerando os avanços conquistados.
Aos 30 anos, o PT olha para sua história com o orgulho de quem ajudou a construir a democracia e hoje lidera o governo mais popular da história do Brasil. Mas olhamos para a frente com a humildade de quem sabe que na política cada desafio vencido abre dezenas de novas responsabilidades.
Viva o PT!
José Eduardo Dutra é geólogo, ex-senador da República (PT-SE), ex-presidente da Petrobras, é o novo presidente do PT.
Ricardo Berzoini, 50, bancário e deputado federal (PT-SP), conclui hoje seu mandato de presidente do PT

Argumentos para montagem do palanque em Minas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Em entrevista recente ao jornalista Lúcio Braga, o ex-prefeito de BH, Fernando Pimentel(PT), tem como principal argumento na defesa de sua candidatura ao governo, a tese de que o eleitor de Minas quer dar continuidade ao modelo de convivência com o PSDB mineiro, que resultou na vitória de Márcio Lacerda(PSB) em 2008 para prefeito de BH. Cita as duas vitórias de Lula à presidência e Aécio ao governo em 2002 e 2006, e as trocas de gentilezas entre ambos para conceituar "modelo de convivência". O ex-prefeito se coloca como tendo o melhor perfil, aquele que fará boa gestão aliado às determinantes sociais de Minas. Caracteriza, indiretamente, Patrus como a radicalização e o discurso ideológico dos partidos de esquerda, o Ministro Hélio Costa como sendo indefinido e Anastasia como mero gestor, strictus sensus.
Esta leitura quase levou à derrota de Lula para Alckmin em BH nas eleições de 2006, tirou o PT do comando da prefeitura da capital e dividiu o partido ao meio, como demonstrou o PED. O ex-prefeito se auto-proclama o candidato daqueles que têm maturidade e juízo, "se quiserem vencer as eleições". Diferente disso, segundo ele, é só marcar posição. Afirma que unidade pra valer só em torno dele, pois se não for o escolhido não será candidato a absolutamente nada. E se propõe "cuidar" da Campanha da Ministra Dilma.
Ao mesmo tempo, elogia a capacidade de Anastasia, do qual se revela amigo, e cita como virtude o fato de ter sido do governo FHC, portando grande bagagem administrativa.
Pergunta: Se é para eleger um modelo de continuidade da “convivência”, será que o eleitor não preferirá o original, defendido pelo governador Aécio? Ou será que o ex-prefeito, ao dizer que "no futuro os adversários poderão também ser aliados", tem a expectativa de fazer uma aliança com os tucanos em Minas nestas eleições?
Numa coisa tem razão, a base aliada unida pode vencer as eleições para o governo do estado e ser decisiva para a vitória nacional da Ministra Dilma.
Sobre o melhor candidato, agora fico mais convicto ainda: O melhor perfil para eleger a Ministra Dilma, vencer a disputa estadual e implantar um verdadeiro governo democrático e popular em Minas é o do Ministro Patrus Ananias. Patrus, com sua mineiridade, histórico e carisma nos emociona a todos ao vislumbrar realizar em Minas aquilo que o Presidente Lula está fazendo no Brasil. E isto é muito diferente do que faz o atual governador tucano.
Minas precisa de um programa - e de um governo - que realize as mudanças sociais, econômicas e culturais que Minas ainda não viu no período de redemocratização do país.
Não é um mero programa de compatibilização, é de mudança mesmo. Outra coisa é discurso de “marqueteiro”, que desconhece a força transformadora dos movimentos sociais e da cidadania mineira que se robusteceram durante os 8 anos do governo Lula.
Portanto, em respeito às opiniões do ex-prefeito de BH e pré- candidato ao governo, é fundamental que a militância do PT se posicione, escolhendo o candidato do Partido. A prévia é a solução democrática, que pode fortalecer o PT na disputa, se feita de forma transparente, com manifestação livre dos filiados e com o compromisso de todas as lideranças de se engajarem na Campanha daquele que for legitimamente escolhido pelas bases.
Evidente que a candidatura do Vice-Presidente José Alencar tanto ao governo como ao Senado e a pré-candidatura do Ministro Hélio Costa precisam ser consideradas à altura na montagem do palanque em Minas.

Gleber Naime

Patrus cresce mais quando identificado ao Bolsa Família

Recente pesquisa realizada pelo Instituto Ver, de Belo Horizonte, mostra que o companheiro Patrus Ananias tem um crescimento de 136% nas intenções de voto dos eleitores mineiros, em pesquisa para governador de Minas Gerais, quando ele é apresentado como Ministro do Bolsa Família do Governo Lula.O crescimento é em relação à pesquisa sem estímulo, quando são apresentados somente os nomes dos candidatos, sem que eles sejam minimamente caracterizados. A pesquisa foi realizada em dezembro e ouviu 1.800 de eleitores em Minas Gerais. A margem de erro é de 2%.Em uma simulação apenas com os nomes dos candidatos, Hélio Costa sai na frente nas intenções de votos para o governo de Minas, seguido por Patrus Ananias e Anastasia, conforme mostra quadro abaixo (Sem estímulo).No entanto, neste mesmo cenário, mas com a qualificação dos candidatos, enquanto o ministro Hélio Costa sobe apenas um ponto, portanto dentro da margem de erro, Patrus Ananias, qualificado como ministro do Bolsa Família do Governo Lula, sobe 15 pontos, passando de 11% para 26%, o que representa um crescimento de 136% (veja quadro Com estímulo). Na pesquisa, Hélio Costa é apresentado como ministro das Comunicações do Governo Lula.Trata-se do melhor desempenho entre os três candidatos: Anastasia, apresentado como vice-governador do Aécio, sobe 9 pontos, ou seja, 100%.Em outro cenário, quando o candidato do PT é substituído por Pimentel, Hélio Costa fica com 39%, Pimentel com 16% e Anastasia, com 7% (ver abaixo).Já na pesquisa com estímulo, quando Pimentel é apresentado como ex-prefeito de Belo Horizonte, Hélio Costa fica com 42%, o ex-prefeito com 23% e Anastasia com 20%. O crescimento de Anastasia, quando concorre com Pimentel, chega a 185%, quase o triplo. Embora Pimentel avance, encontra-se aquém do potencial de votos que Patrus atinge.Pesquisa aponta o caminho para o PT. Esses cenários, em que há caracterização dos candidatos e que se aproximam mais de uma realidade de campanha, mostram o grande potencial de Patrus Ananias na disputa pelo Governo do Estado e sua competividade em relação ao candidato do governador Aécio Neves.Além do mais, há que se considerar os resultados das últimas pesquisas do Datafolha para o governo de Minas. Em comparação com a pesquisa de março de 2009, a última pesquisa, divulgada em dezembro, mostrou queda na intenção de votos do ministro Hélio Costa e do ex-prefeito Fernando Pimentel. Em relação a Patrus, mesmo que não apareçam em uma mesma simulação, Pimentel tem uma queda significativa de março a novembro - 6 pontos percentuais. A tendência de queda se acentua porque começa a perder força o recall das eleições de 2008 e o governador Aécio Neves difunde sua opção pelo candidato Anastasia.Soma-se a isso a mais recente pesquisa divulgada pela Vox Populi, na qual os três pré-candidatos da base de sustentação do governo Lula – Hélio Costa, Patrus Ananias e Fernando Pimentel - apresentaram índices muito próximos, entre 28% e 37%, no confronto com o adversário tucano Antonio Anastasia, como bem analisou a coluna de Raquel Faria no jornal O Tempo.Lembrando o que pontuou o pesquisador Marcos Coimbra, o que define liderança nas pesquisas é tempo de exposição na TV. E Patrus, como o potencial que tem e com a associação direta com o melhor do Governo Lula – as políticas sociais e o Programa Bolsa Família, também apurado em pesquisa - pode garantir a vitória do PT tanto para o governo estadual quanto para a ministra Dilma Rousseff no Estado.
Visite Patrus Ananias Quero Patrus Governador em: http://www.queropatrusgovernador.com.br